6 de julho de 2009

Histórico do C.E.E.M.Brasil Novo

Histórico
O Colégio Estadual de 1° Grau “Brasil Novo”, foi fundado mais precisamente no ano de 1972, na antiga Agrópolis Brasil Novo, as margens da BR 230 (Transamazônica) próximo da cidade de Altamira no Pará. Funcionava em regime regular de 1ª a 4ª série, a partir de 1973 foi implantada, de forma gradativa, de 5ª a 8ª série. Os professores eram os (as) filhos (as) de agricultores da região.
Na década de 80 houve muitas migrações do Sul do país e com isto vieram vários professores (as) principalmente do Rio Grande do Sul,muitos eram religiosos. Neste período implantou-se também o SOME (Sistema Modular de Ensino) oferecendo o curso de Magistério, até porque era uma carência da região. Em 1989 foi substituído o curso magistério por técnico em contabilidade e em 1992 iniciou a extinção do SOME o qual foi gradativamente substituído pelo ensino regular com o curso de magistério. Neste período, com a emancipação desta agrópolis, a qual tornou-se a cidade de “Brasil Novo” esta escola passou a ser chamada de “Escola Sede Brasil Novo”.
Em 1997 com a municipalização da Educação, passou a funcionar no mesmo espaço, 1° e 2° grau, porém se considerava duas escolas, sendo uma municipal e outra Estadual. No ano 2000 iniciou – se o Ensino Médio e gradativamente o magistério foi sendo substituído.
O Colégio Estadual de Ensino Médio Brasil Novo, sito a travessa Olavo Bilac n° 1436, centro Brasil Novo Pará, atende diariamente aproximadamente 712 alunos de Ensino Médio e 975 alunos do Ensino Fundamental distribuídos nos três turnos.

2 comentários:

  1. Meu nome é Sérgio Alexandre, sou advogado e moro atualmente em Belém, mas foi ai nesta escola, que no ano de 1979 eu comecei meus estudos. Na ocasião, as freiras que administravam a escola e diga-se de passagem, com excelência. Sinto muita saudade desse tempo e do lugar também. Abraço a todos de Brasil Novo.

    ResponderExcluir
  2. Sou professor Afonso, trabalho na sala SRM, (SAEE),é uma honra fazer parte corpo docente da CEEM: BRASIL NOVO

    ResponderExcluir